

O ex-ministro Moro apresentou mensagens que sugerem tentativa de influĂȘncia de Bolsonaro e oferta de vaga, em rede nacional.
Toda a trajetĂłria de SĂ©rgio Moro no MinistĂ©rio da Justiça foi pautada na promessa do combate Ă corrupção. Ele aceitou o posto com o compromisso de carta branca do presidente Jair Bolsonaro para coordenar o ministĂ©rio e, em especial a PolĂcia Federal, onde ele tinha como seu aliado o entĂŁo diretor-geral da PF MaurĂcio Valeixo. A decisĂŁo de demiti-lo, sem a concordĂąncia do ministro, representou um rompimento nessa liberdade inicialmente prometida. A saĂda de Moro tem o poder de afetar a aceitação do presidente perante o seu eleitorado, visto se tratar de um dos nomes – senĂŁo o nome – mais populares do seu governo.
Se a fala do agora ex-ministro SĂ©rgio Moro sobre a tentativa de o presidente Bolsonaro interferir na PolĂcia Federal se confirmar, o mandatĂĄrio incorrerĂĄ em crime de responsabilidade, pois isso representa uma afronta aos princĂpios institucionais e as instituiçÔes, como a PolĂcia Federal, que Ă© a polĂcia judiciĂĄria, tĂȘm autonomia. Se isso vier a ocorrer, caracteriza crime de responsabilidade e Ă© motivo para pedido de impeachment. A narrativa de Moro Ă© muito sĂ©ria e precisa ser aprofundada.
a saĂda de Moro, na atual conjuntura do PaĂs e do mundo, com o avanço da pandemia do novo coronavĂrus, fragiliza as instituiçÔes brasileiras e traz, de uma maneira ainda que indireta, uma grande insegurança, nĂŁo apenas no campo jurĂdico. As manifestaçÔes foram graves, devem ser apuradas e se forem confirmadas, cabe sim pedido de impeachment do mandatĂĄrio.
(Fonte: Broadcast).
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio