Agricultor investe na produção de pupunha e garante renda na zona rural de Ariquemes, RO - CASTANHEIRAS NEWS , O SEU PORTAL DE NOTICIAS

+ NOTICIAS

Post Top Ad

DIVULGUE CONOSCO - castanheirasnewsoficial@gmail.com

Post Top Ad

DIVULGUE CONOSCO - (69) 98431-0154

domingo, 7 de abril de 2019

Agricultor investe na produção de pupunha e garante renda na zona rural de Ariquemes, RO

Resultado de imagem para Agricultor investe na produção de pupunha e garante renda na zona rural de Ariquemes, RO

Reprodução Google

Na zona rural de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, há dez anos um produtor decidiu investir na produção de pupunha, uma fruta original da Amazônia, muito conhecida na região Norte. O investimento tem dado bons frutos e ajudado no orçamento da família.

Há mais de 30 anos em um sítio de 42 alqueires moram Ocimar Júlio Seti, a esposa e os três filhos. A renda da casa vem de toda a propriedade, já que eles produzem de tudo um pouco.

"Meu pai sempre dizia que em uma propriedade pequena você tem que ter tudo. Você tem que ter da mandioca tudo o que seja de comida. Porque a função da agricultura familiar é criar a família e alimentar a família no campo, nada de mercado. Então a gente aprendeu a plantar tudo. Como plantava tudo e sobrava um pouquinho, ia comercializando", explica Ocimar.

Logo que chegou na região, uma fruta redonda, vermelha por fora e amarela por dentro chamou a atenção do agricultor. Após tomar conhecimento do sabor e dos benefícios da pupunha, Ocimar decidiu investir na produção.

Há dez anos, o produtor plantou 200 pés e colhe em torno de 200 quilos de pupunha por semana, durante a safra que vai de dezembro a março. A colheita do fruto é manual e exige além de habilidade, coragem. Os pés chegam a 20 metros de altura e os frutos se formam em cachos no alto da árvore.

Para fazer a colheita, o agricultor precisa se transformar em escalador. Ocimar usa o equipamento de segurança necessário para subir nas árvores, que possuem espinhos que dificultam ainda mais a colheita, mas ele afirma que está acostumado. É preciso subir e descer várias vezes com a escada para alcançar todos os cachos.

Para o trabalho, que também é uma aventura agroecológica, ele conta com a ajuda da filha Jéssica Julia. "Costume já, a bastante tempo trabalhando, então não tem muito medo", comenta a filha.

O esforço é compensado com a boa saída do fruto. Tudo o que é produzido, é comercializado rapidamente, e tem ajudado no orçamento da família. "Você produz para o autossustento, entrega para os amigos, para o pai, para a mãe, a gente aprendeu isso, e comercializa o excedente que ajuda a gente e muito. Uma época é o cupuaçu, outra época a pupunha, outra época o peixe, outra época é o leite. A gente também tem um bezerrinho que cria e engorda no fundo do sítio, e faz tudo isso. Toda época tem um dinheirinho, não muito, mas consegue um pouquinho de dinheiro", conta o agricultor.

Apesar de ser nativa da região, a produção da pupunha em Rondônia é pequena. O município com maior produtividade é a capital, com 627 hectares de área plantada, mas a maioria dos produtores visam o palmito da pupunheira, não o fruto.

Existem plantios em sistemas agroflorestais acompanhados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que produzem os frutos que são destinados a extração das semanas para novos plantios de árvores.

A propriedade do Ocimar não faz parte desse projeto, mas por conta própria ele doou cerca de 3 mil sementes para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Ariquemes, que depois irá distribuir as mudas para produtores rurais do município.

"Ele doou alguns cachos de pupunha retirados da propriedade dele e com essa semente a gente vai produzir mudas para distribuir para os produtores rurais que queiram introduzir na propriedade e também ter renda", explica o engenho florestal da Sema, Bruno Cézar Kaim.

A iniciativa do agricultor tem o objetivo de aumentar a diversidade do cultivo da pupunha e ainda reflorestar as terras amazônicas dessa árvore, que é originalmente da região.

Fonte: G1 Rondônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

DIVULGUE CONOSCO - (69) 98431-0154