

Segurança. Apesar de tanta tecnologia presente nos carros, principalmente nos do segmento de luxo, as estatísticas não mentem: a cada 15 minutos, uma pessoa morre em um acidente de trânsito no Brasil. Segundo especialistas, entre as causas mais comuns de acidentes com morte estão a desatenção, o excesso de velocidade, a ingestão de álcool e a desobediência à sinalização.
Para auxiliar os motoristas, chegou ao Brasil o Mobileye, um dispositivo com tecnologia israelense que funciona como um “terceiro olho” na condução de veículos e emite alertas visuais e sonoros. O dispositivo também lê as placas de velocidade máxima, calcula distâncias entre veículos e prevê impactos antecipadamente, atuando como um “salva-vidas” do asfalto.
Através de uma câmera instalada no para-brisa do carro, próxima do ponto de apoio do espelho retrovisor interno, o aparelho consegue identificar formas, veículos e pedestres, além de texturas – como marcações de faixa e placas de sinalização de trânsito.
Os dados internos e externos são interpretados em milésimos de segundos e o visor emite sinais de alerta ao calcular potenciais riscos. Ao receber o alerta, o motorista ganha um tempo de reação. Assim, a tecnologia previne 90% das colisões decorrentes de falhas humanas.
Há também uma versão direcionada para veículos de grande porte. O Mobileye Shield+ funciona por meio de sensores instalados na parte frontal e em pontos estratégicos, cobre pontos cegos e fornece avisos para a prevenção de colisões.
Informações sobre aquisição: www.fftechbr.com.br


FONTE : Jornal da Cidade BH
Nenhum comentário:
Postar um comentário